Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o vírus Zika como uma emergência global de saúde pública. Isto se deveu principalmente à sua rápida disseminação nas Américas e à sua possível ligação a graves doenças neurológicas. Notavelmente, algumas mulheres grávidas que contraíram o vírus Zika teriam dado à luz crianças com problemas relacionados ao desenvolvimento cerebral por uma condição chamada microcefalia. Em abril de 2016, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) confirmou a ligação entre o vírus Zika em mulheres grávidas e casos de microcefalia em fetos e recém-nascidos.
Até bem recentemente, poucas pesquisas científicas foram conduzidas sobre o vírus Zika — de fato, não existe nenhum tratamento eficaz, cura ou vacina.
O projeto OpenZika do World Community Grid da IBM, é uma pesquisa de colaboração global, liderada pela Dra. Carolina Horta da Universidade Federal de Goiás, Brasil. A principal característica deste projeto é ser uma colaboração de Ciência Aberta (Open Science), com a disponibilização das informações obtidas publicamente e assim pesquisadores do mundo inteiro podem contribuir para este projeto. A idéia do projeto se deu origem com o pesquisador Dr. Sean Ekins (CEO, Collaborations Pharmaceuticals, Inc.), que é vice-coordenador do projeto.
Qualquer um com um computador pode ajudar, doando seus ciclos de CPU que não estão sendo usados para rodar os cálculos que irão auxiliar o avanço do nosso projeto OpenZika. Até mesmo usuários de smartphones Android podem utilizar seus dispositivos para rodar os cálculos quando estiverem inativos ou sendo recarregados. Não há mais razões para a população se sentir impotente na luta contra o Zika, agora todos podemos ajudar para fazer a diferença!
Como instalar o Software WCGrid OpenZika em seu computador
References:
1 – This figure was obtained from VIPERdb by Mauricio Carrillo-Tripp, et al., Nucleic Acid Research 37, D436-D442 (2009); doi: 10.1093/nar/gkn840
2 – PDB-101 May 2016, David Goodsell, doi:10.2210/rcsb_pdb/mom_2016_5